segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Bem-aventurados os mansos



“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;” Mt 5.5

Ser bem-aventurado é viver um estilo de vida destacado por Jesus; é acolher com simplicidade a proposta de viver diante de seus limites, a esperança da manifestação de um tempo novo, e sujeito à ação transformadora de Jesus, que age no presente com vistas ao futuro.....à eternidade.

Na antiga Grécia havia uma linha de pensadores que consideravam a piedade uma doença mental a qual os sábios não sucumbiam.

Na atualidade vivemos um tempo de destaque para os assertivos (alguém capaz de dizer muitos “nãos” e “sims”  doa a quem doer). Lido de forma positiva, o assertivo é alguém ativo, direto, não necessariamente agressivo, mas também, não necessariamente submisso.

Acatar a proposta de Jesus de ser manso é praticamente ser um suicida social.  Isso porque não entendemos a mansidão.

Ser manso não é uma disposição mental - é uma atitude para com Deus. Não é simplesmente não se deixar abalar pelas circunstâncias ou atitudes negativas dos outros, não reagir, ficar “frio”, ou como dizem os jovens “be cool”, mas tomar a atitude de ser zeloso pelo Nome de quem somos reconhecidos.

Ser manso não é ser indiferente ao mal. Jesus abominava tanto a iniquidade quanto amava a justiça. Quando preciso derrubou mesas e cadeiras no templo – ser manso é a atitude de submeter a Deus o poder (para se posicionar, mudar, negociar...)que possui.

A palavra traduzida por mansidão é "praus", que significa ser amansado para receber o jugo....quando somos mansos, somos receptores do jugo de Jesus: leve e suave.

Viver este estilo de vida é ser herdeiro de promessas. Cada bem aventurança traz consigo uma promessa. Se vivermos com mansidão herdaremos a terra – herdaremos o que Deus criou...aleluia.

Soraya de Lima Junker
Ministério Toque de Poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário