quarta-feira, 6 de abril de 2011

Quando o maná não satisfaz


“Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos. Mas agora a nossa alma se seca; coisa nenhuma há senão este maná diante dos nossos olhos.” Nm 11.5-6

O povo de Israel, apesar de esperar a libertação do Egito, havia saído às pressas. Em pouco tempo a provisão se acabou (não puderam deter-se e não haviam preparado para si provisões. Ex 12.39). Toda congregação de Israel murmurou contra Moisés e Arão. Preferiam ter morrido no Egito a morrer de fome no deserto. Então disse o Senhor: “Eis que vos farei chover do céu pão (Maná)...” Ex 16.2-4.

Maná tinha aparência de semente de coentro, bdélio e era fruto do orvalho, mas era na realidade: provisão de Deus, sinal de seu cuidado – Deus assume a responsabilidade de por pão na mesa; compromisso - não esporadicamente, era um ato contínuo.

Em um determinado momento de sua caminhada, Israel, murmurador profissional, se queixa de só ter maná pra comer. Surge então a pergunta: Quando o maná não satisfaz mais?

  • Quando nossa vontade não é a vontade de Deus – Queriam carne, pepinos, melões, alhos silvestres, cebolas e alhos do Egito (uma dieta bem indigesta); quando Deus tem algo novo e o coração ainda está apegado ao antigo. Quando isso acontece, a provisão de Deus não nos parece o melhor o maná não satisfaz.
  • Quando a alma está seca – O coração de Israel estava distante do Senhor, do manancial de águas vivas. Quando isso acontece o cuidado de Deus já não nos comove, não sacia. Quando nossa opção de vida revela o contraste da vida no manancial = a sequidão.....o maná não satisfaz.
  • Quando nos acostumamos com os milagres. Já não parece milagre, mas obrigação. Acostumamos-nos e até cobramos o compromisso de Deus, mas compromisso é relação de mutualidade. Quando nosso coração está distante do coração de Deus o maná não satisfaz.

Amados/as intercessores/as, o deserto é a escola da vida na dependência de Deus. Alimentar-se do maná é usufruir da provisão, do cuidado e compromisso de Deus com seu povo.

Coma Maná todos os dias e descubra o sabor das delícias que estão á destra de Deus.

Amo vocês.

Soraya de Lima Junker
Ministério Toque de Poder

Participe do movimento de Oração pela Celebração do Coração Aquecido.
clique blog http://www.celebracaocoracaoaquecido.blogspot.com